sábado, 7 de maio de 2011

Actividade B.2 Visita ao Sapal do Coura (Primavera)

E lá fomos nós novamente ao Sapal. A manhã estava perfeita. Uma luz bonita, uma temperatura amena e uma disposição fantástica para a Investigação.
Pelas 10:20 h já estávamos no Sapal. Decidimos começar por seguir directamente para o local C (o mais a montante) para a recolha de amostras de solos e de águas. Pelo caminho encontramos todo o tipo de animais: caranguejos vivos e assim assim, lagostins minúsculos, pequenos peixes, um pescador (!), "ninhos" (locais de pernoita) de garças-reais e respectivas carapaças de caranguejos degustados, solhas de vários tamanhos e um aluno mais intrépido (e futuro cientista!) um enorme lagostim e mais tarde foi baptizado por "Sócio" - a mascote da turma A!
Fizemos as leituras in situ da temperatura do solo da margem do rio nos três locais (A, B e C); medimos o pH da água, a condutividade eléctrica (e TDS), a temperatura da água do Coura e a concentração de oxigénio dissolvido, que será devidamente corrigida para a salinidade medida à custa do parâmetro TDS.
A actividade passou a correr. Os alunos divertiram-se e ao mesmo tempo tiveram uma pequena grande amostra do que é fazer parte de uma equipa de investigação. A irreverência dos nossos jovens, quando devidamente canalizada, permite que façam boa Ciência.
Ficam algumas das fotos. Brevemente teremos um pequeno filme com alguns dos momentos dessa manhã.






































Sem comentários:

Enviar um comentário